"Cada Dia Uma Cultura no Cardápio"

Seja sustentável com o Quintana

Pouco a pouco, percebe-se que o meio ambiente é um sistema frágil e que precisa de cuidados. O verde à nossa volta pode não durar para sempre, e é preciso implantar soluções sustentáveis para que as agressões que o ser humano faz sejam amenizadas e permitam que este ecossistema se renove. É por isso que o Quintana Café e Restaurante busca diariamente soluções sustentáveis para estes problemas, por meio de ações simples que podem também ser aproveitadas por você, em sua casa.

Em um restaurante que funciona diariamente, a quantidade de lixo produzida é grande. Por isso, desde início, houve uma preocupação em dar destino a esta matéria produzida, a fim de não se tornar apenas um material descartado e sem uso. Começou-se, por isso, a destinar a matéria orgânica produzida no espaço para a compostagem, que trata-se de uma série de técnicas que visam controlar a decomposição destes materiais, a fim de obter, em um curto espaço de tempo, uma matéria rica em húmus e nutrientes minerais, que pode ser utilizada, por exemplo, como adubo.

Este processo, que começou a ser feito em um local externo, foi instalado dentro do próprio Quintana. Em um espaço localizado na parte detrás do restaurante, a compostagem agora é feita sem a necessidade de gastos com combustível. Ou seja, a emissão de gases à nossa atmosfera também é reduzida. Este processo pode, inclusive, ser feito em casa. No site do Quintana Café e Restaurante (www.quintanacafe.com.br) você confere um passo-a-passo para fazer a compostagem com o que você tem em sua residência.

Outra necessidade do espaço do Quintana Café e Restaurante era a de resfriamento de seu espaço interno, que possuía a tendência de ficar muito quente nos dias de calor. Para este problema, foi implantada mais uma solução sustentável. O resfriamento é feito por meio de uma queda d’água, instalada sobre o teto de vidro do deck do espaço. A água pluvial é captada e reutilizada para fazer este processo. Com isso, economiza-se água e energia, que seria gasta em maior quantidade caso o nosso espaço partisse para a solução genérica de instalação de um ar condicionado.

Para quem mora em apartamento e não tem a possibilidade de instalar uma solução como essa em sua casa, vale a pena pensar, em cada ação de nosso dia, como é possível economizar água e energia. São pequenos detalhes como diminuir o tempo de banho, não deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes, entre outros hábitos comuns que podem e muito reduzir o seu consumo – e por consequência, a sua conta.

Para finalizar, outro meio de aproveitar a terra à sua volta é criar uma pequena horta. A dica da chef Gabriela Vilar de Carvalho é aproveitar o espaço, seja ele do tamanho que for, para plantar ervas. Elas são fáceis de cultivar, e não sofrem tanto com as agressões do tempo. Que tal fazer um almoço com temperos colhidos diretamente do seu quintal? Além de estimular a natureza, faz bem para o corpo, e para a alma.

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email