Espaço eco gastronômico cultural inicia 2017 com grandes nomes das artes visuais, e apresenta curadoria da artista plástica Birgitte Tümmler para a nova temporada de exposições
A fim de abrir a temporada 2017 de exposições no Quintana, o restaurante recebe o renomado fotógrafo Daniel Castellano para a abertura da série Luminescências. A ação acontece em 26 de janeiro, quinta-feira em dois horários – das 11 às 15 horas, momento em que acontece um almoço especial inspirado no artista e suas obras, e também das 17 às 20 horas, momento em que a casa estará aberta para encontro com o fotógrafo. A série inédita abre uma nova fase do Quintana que, com curadoria da artista plástica Birgitte Tümmler, fortalece os pilares culturais e de sustentabilidade do espaço gastronômico com atividades especiais para instigar e fomentar a cultura. A mostra permanece em cartaz até 15 de março, e o calendário Quintana completo será divulgado em fevereiro.
Em Luminescências, Daniel Castellano desenvolve um trabalho de cunho autoral realizado em pontos do litoral do Paraná. Foram registrados locais como o Farol das Conchas, na Ilha do Mel, e a Barra da Ararapira, divisa com o estado de São Paulo, por meio de técnica de longa exposição e light painting. “As nuances da luz noturna, que em um primeiro momento é invisível aos olhos, se revela abundante e rica nas imagens registradas”, explica o fotógrafo. A entrada para os dois eventos é livre, e conta com um cardápio especial em cada momento.
Há 9 anos oferecendo e fomentando ações culturais e sustentáveis em meio à gastronomia, o Quintana tem como objetivo “expandir a experiência dos clientes com estímulos sensoriais artísticos”, conta a chef e empresária Gabriela Vilar. “Devemos aproveitar diversos momentos do dia para contemplar as belezas ao nosso redor, onde quer que estejamos. Nós podemos mudar nosso foco para o belo e nele conviver”, reforça ela. As ações e projetos eco gastronômicos culturais fazem parte dos fortes valores da empresa e em 2017, a convite de Gabriela, a artista plástica Birgitte Tümmler assume a função de selecionar artistas e instigar ações diferenciadas e inovadoras que certamente surpreenderão o público.
Sobre Daniel Castellano
Nascido em 1980, em Curitiba, Daniel fotografa profissionalmente desde 2006. Registra diariamente o cotidiano da capital paranaense pelo jornal Gazeta do Povo, e produz projetos de cunho autoral a fim de trazer ao leitor sua visão particular e percepção do mundo ao redor, com o objetivo de unir informação e estética, jornalismo e arte. Possui trabalhos selecionados pelo prêmio New Holland e participou do mesmo prêmio em 2013 e 2014; recebeu menção honrosa do Prêmio Nacional Leica Fotografe em 2013, e venceu o concurso fotográfico Engenharia no Brasil em 2011 e 2013. Além do jornal Gazeta do Povo, tem trabalhos publicados em revistas como Veja, IstoÉ, Época, e também de jornais como Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Globo, Estado de Minas, entre outros, e da coletânea de livros “Melhor do Fotojornalismo Brasileiro, da editora Europa, de 2009 a 2015.
Sobre Birgitte Tümmler
Nascida em Copenhague, na Dinamarca, a artista visual Birgitte Tümmler veio a Curitiba ainda criança e já assume seu amor pelo Brasil. Sua maneira aberta de ver o mundo e sua crença nos valores que as artes e a cultura têm para fortalecer laços humanos e anímicos fazem com que busque replicar esta filosofia, seja por meio de seus próprios trabalhos, e também no incentivo e parceria com outros agentes culturais.
Serviço: Vernissage Luminescências, de Daniel Castellano. Quinta-feira, 26 de janeiro, das 11h30 às 15 horas e das 17 às 20 horas. Quinta-feira, 26 de janeiro, das 11h30 às 16 horas. No Quintana. Av. do Batel, 1440 – Batel – Curitiba. Informações e reservas: (41) 3078-6044. www.quintanacafe.com.br