"Cada Dia Uma Cultura no Cardápio"

“Beatlemania & Pandemia – 50 anos do fim”, por Rogerio Borges em homenagem aos Beatles, em cartaz no Quintana

Here comes the sun, obra de Rogerio Borges sobre os Beatles em cartaz no Quintana

Em “Beatlemania & Pandemia – 50 anos do fim”, que entra em cartaz no Quintana Gastronomia a partir de sexta-feira, 20 de novembro, o artista Rogerio Borges apresenta verdadeiras poesias visuais em formato de cartazes em homenagem aos Beatles. O testemunho do artista, que foi fortemente tocado pelo fenômeno musical, ganhou ar um pouco mais sombrio em 2020, devido ao evento mundial que levou todos ao isolamento social. O resultado deste paralelo pode ser visto em seu trabalho, complementado pelas cerâmicas da artista Simone Sgorla. Para embasar cada obra, são exibidas também as letras das músicas que as inspiraram, traduzidas por Marc Breyer. O resultado pode ser visto todos os dias no Quintana, das 11h30 às 15h30, ou em horários previamente agendados pela manhã ou tarde, a fim de manter todas as medidas de segurança e saúde em meio a pandemia.

Beatles e a pandemia

Beatles e a pandemia em exposição no Quintana

Acostumado a trabalhar sozinho em seu estúdio, a pandemia trouxe a ausência física de filhos, netos, amigos – e isso levou ao trabalho de Rogerio paralelos em relação ao que viveu no tempo com os Beatles. O ano de 2020 marca 50 anos do fim da banda, e traz à tona todos esses sentimentos. “Este olhar de agora, nestas condições de isolamento, aprofundou e poetizou muito mais a minha maneira de ver aquele mundo romântico, poético e prenunciador em que vivi tão intensamente”, conta. “No isolamento, relembro o calor emocional daquela época. A sensação de estar fazendo parte de algo totalmente novo”, complementa o artista plástico e ilustrador sobre o trabalho.

Simone Sgorla, que trabalha com cerâmica há 20 anos, tem como marca as rosas. Para essa exposição especial, no entanto, a artista lança peças nas quais a cerâmica e seus nuances dão forma a vasos que receberam desenhos, texturas e cores que remetem às músicas dos Beatles. “É um processo mais lento, cuidadoso e dedicado, como a música, cuja melodia se afina somente depois de juntar notas musicais com vozes e sons de instrumentos afinados”, explica Simone.

A convite de Rogerio, o professor e tradutor Marc Breyer foi o responsável por traduzir as canções originais dos Beatles que inspiraram cada obra para o português. O processo foi além de uma simples tradução – Breyer pesquisou cada canção a fundo, seus significados e elementos, para então trazer as mensagens para a língua portuguesa. 

As obras estão disponíveis para compra – inspire-se e leve para casa este trabalho tão inspirador!

Sobre Rogerio Borges

Rogerio Borges deu seus primeiros traços como artista aos 12 anos, com seus primeiros cartoons, e seguiu para uma premiada carreira de ilustrador e artista plástico. Trabalhou em grandes editoras do país, e nos anos 80, começou também a se dedicar às artes plásticas paralelamente a projetos editoriais.  Participou de diversas exposições e mostras nacionais e internacionais, incluindo cidades como Frankfurt, na Alemanha, Bolonha e Roma, na Itália, Gotemburgo, na Suécia e Bratislava, na Eslováquia.

Cultura no Quintana

Com o objetivo de trazer uma experiência completa que vai além da alimentação, o Quintana segue ativamente com sua programação cultural, que sofreu adaptações devido à pandemia. Em breve, será divulgado o calendário 2021. Os clientes são convidados a uma imersão a novas experiências culturais – seja presencialmente, ou pelos materiais divulgados nas redes sociais, a fim de se enriquecer e cultivar a arte local. Com curadoria artística de Birgitte Tümmler, o espaço idealizado por Gabriela Vilar de Carvalho segue desde 2008 com uma programação cultural completa a fim de sensibilizar os clientes e visitantes para a arte junto à gastronomia.

Serviço: “Beatlemania & Pandemia – 50 anos do fim”. A partir de 20 de novembro, todos os dias, das 11h30 às 15h30 (ou com horários previamente agendados). No Quintana Gastronomia, Av. do Batel, 1440. Informações: WhatsApp (41) 99235-6044 ou (41) 3078-6044. www.quintanagastronomia.com.br.

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email