"Cada Dia Uma Cultura no Cardápio"

Receita: Salada de grãos com cogumelos e escarola ao alho e óleo

Que tal preparar uma deliciosa e nutritiva salada de grãos para acompanhar seus grelhados? Vanuza, conhecida como Vani, desenvolveu ao lado da chef Gabriela Vilar de Carvalho, responsável pelo Quintana Café e Restaurante, uma receita especial que é uma ótima pedida para dar início a 2014. Além disso, os ingredientes são ainda para lá de nutritivos.

A cevadinha em grãos, por exemplo, é rica em niacina e manganês, que tem função antioxidante e favorece a saúde dos ossos e cartilagens. O trigo possui fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Consumido em grãos, o item possui uma grande quantidade de zinco e potássio, itens que previnem doenças cardíacas e ainda dão um gás ao sistema imunológico. Já as ervilhas são importantes para a manutenção da saúde dos ossos.

Vai dizer – você já tem inúmeros motivos para provar esta receita, certo? Então, mãos à obra!

Ingredientes:

– 70 gramas de trigo em grão

– 70 gramas de cevadinha em grão

– 70 gramas de ervilha em grão

– 200 gramas de cogumelo paris

– 5 dentes de alho

– 2 galhos de tomilho

– 100 ml de azeite de oliva

– 1 limão

– ½ maço de escarola orgânica (6 a 8 folhas) picadas

– Mix de ervas (cebolinha, salsinha e manjericão)

– Tomate cereja partido ao meio – a gosto (opcional)

– Pimentão vermelho picadinho – a gosto (opcional)

Preparo:

Cozinhe os grãos separadamente por aproximadamente 25 minutos. Corte os cogumelos ao meio (ou em quatro, se for grande), coloque numa assadeira, regue um fio de azeite e salpique com um toque de sal e folhas de 2 ramas de tomilho. Triture o alho. Aqueça uma frigideira e coloque o azeite e doure o alho em fogo bem baixo, aromatizando o azeite. Acrescente então a escarola e salteie, rapidamente. Reserve.

Misture os grãos ao cogumelo assado e à escarola ao alho e óleo. Acrescente o suco de ½ limão, o mix de ervas e o restante do tomilho (adicionar a erva ao final do preparo preservará os ricos valores nutricionais do produto). Se necessário, ajuste o sal.

Adicione tomates cereja, ou pimentão picadinho para dar mais beleza e sabor à sua salada. Sirva frio. A receita serve 4 pessoas.

 

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email