"Cada Dia Uma Cultura no Cardápio"

Comece o ano com muita energia

Sem-título1

Verão é a estação perfeita para produzir receitas que não só nos trazem bastante energia, mas também revitalizam nosso organismo. É por isso que a chef de cozinha Gabriela Vilar de Carvalho, responsável pelo Quintana Café e Restaurante ao lado de sua equipe, preparou a receita de Gelado de Açaí, Cacau, Frutas Vermelhas e Castanha do Pará – uma ótima e fácil opção para ser feita em casa, ou encomendada em nosso restaurante. Segundo Juliana Trevilini, nutricionista do Quintana e parceira profissional da chef, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes (33 vezes mais que a uva). Isso ajuda a combater os radicais livres, uma vez que na época do verão, temporada em que estamos mais expostos ao sol, nossa produção dos mesmos aumenta e é necessário combatê-los. Além disso, a fruta é também rica em fibras, proteínas, ferro, cálcio e vitaminas. Veja o passo a passo!

Ingredientes: 400 g de açaí congelado (polpa pura, sem açúcar); 400 g frutas vermelhas (variar entre amoras, morangos, mirtillo, framboesa, uva roxa, cereja); 3 colheres de sopa de linhaça; 5 colheres de sopa de água para hidratar linhaça; 3 colheres de sopa de mel puro; 4 cm de gengibre (sem casca) ou 2 rodelas; 80 gramas de açúcar mascavo (½ xícara); 3 gemas; 50 g castanha do Pará; 12 g de gelatina sem sabor (ou 1 pacotinho); 50 gramas de cacau puro (em pó).

Decoração: Frutas vermelhas; cacau em pó; lascas de chocolate (70%) e castanha do Pará.

Preparo: Hidrate a linhaça com a água por 4 horas (ou de um dia para o outro, ou pernoite). Hidrate a gelatina com água fria e depois aqueça levemente ate dissolver, conforme indicar embalagem. Gemada: bata as gemas com o açúcar até formar um creme sedoso, esbranquiçado. Bata bem, até dissolver todo o açúcar. Acrescente metade do cacau em pó (25 g ou 1 colher de sopa) e misture. Reserve. Separe algumas frutas vermelhas para decoração (aproximadamente 100 gramas das mais bonitas). Bata no liquidificador o açaí em pedaços junto das frutas vermelhas, o mel, o gengibre e a linhaça (com a água gelatinosa dela). Triture bem ate ter uma mistura homogênea cremosa mas bem firme. Acrescente a gelatina dissolvida e então a gemada e bata bem. Pique as castanhas grosseiramente e junte-as ao creme de açaí – reserve um pouco para decoração, se desejar. Prepare uma tigela ou algumas taças individuais e sirva o mousse de açaí. Decore com as frutas vermelhas, castanha do Pará quebrada e salpique com a peneira um pouco do cacau em pó. Gele bem por mínimo 1 hora e sirva gelado.

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email